domingo, 29 de abril de 2012

Game "Desafio Carioca" - Reflexões!

Olá!

Nesta semana que passou soube de um Game nomeado Desafio Carioca – com Toninho Nascimento. Tinha lido que o Game diverte e informa sobre o Campeonato Carioca http://extra.globo.com/esporte/game-diverte-informa-sobre-campeonato-carioca-4724831.html

Assim, somos informados de que “O objetivo do jogo é divertir o usuário ao mesmo tempo em que divulga notícias sobre o Campeonato Carioca e conta sua história – reforçando o conceito de infotainment (informação com entretenimento) presente no Jogue Tudo”.

Então fui hoje conferir – nesta passagem de domingo para segunda. Abre-se a tela inicial e o Tutorial logo informa que ao apertar o botão esquerdo, do mouse, acertaremos a bola quando esta estiver perto. Fui jogar!

http://www.joguetudo.com.br/jogos/destaques/desafio-carioca-com-toninho-nascimento

Escolhi um time dentre os quatro apresentados: o Vasco, o Flamengo, o Fluminense e o Botafogo. Optei pelo Vasco.

Logo aparece uma tela que informa que o Campeonato Carioca de Futebol teve a sua primeira edição em 1906 e contou com 6 Clubes. Diz ainda que é o terceiro Torneio mais antigo do Brasil. Começo a jogar então!

Acerto 6 cabeçadas e erro a próxima! Aparece então um outro quadro com a minha pontuação: 340 bolas acertadas (tudo isto?) e 2 gols feitos. Total = 342.

Aparece então um outro quadro que informa que a rivalidade no Rio de Janeiro é acirrada por causa dos 4 grandes Clubes enquanto nos demais Estados a rivalidade existe com apenas 2 times (algo que não é tão verdade assim. Basta vermos como é no Estado de São Paulo.). Diz que o Campeonato do Rio de Janeiro é cheio de charme e emoção! Posso então recomeçar a jogar na Fase 2 – chute! Então a primeira Fase foi o de cabecear!

Bem ... acerto 10 chutes e erro o próximo! A única coisa que fiz foi apertar o botão do mouse. O único trabalho foi perceber o melhor momento de clicar o botão esquerdo, ou seja, quando estiver já próximo do jogador. Uma vez que se percebe o momento certo, basta repetir mecanicamente a mesma ação! Como apareceu novamente a pontuação, vamos lá: bolas acertadas = 1190 (tudo isto?); gols feitos = 8. Total = 1198.

Algumas bolas apareceram, nas Fases 1 e 2, com as cores dos demais 3 Clubes. Uma vez que se acerta estas, aparecem pequenas imagens ou pequenos animais (como algo próximo do urubu quando a bola representa o Flamengo) que são cabeceados ou chutados em direção ao gol.

Vou continuar. Surge um outro quadro que diz que há polêmicas no Futebol do Rio. Exemplifica com o fato da segunda edição do Campeonato só ter sido decidida 89 anos depois – quanto tanto o Botafogo quanto o Fluminense foram consagrados Campeões! Vou jogar!

Fase 3 – bicicleta! Por distração, perdi a jogada! Aparece logo um quadro de pontuação, que informa bolas acertadas, gols feitos e total iguais a zero. Continuo e aparece um outro quadro com o somatório das pontuações das 3 Fases. O total = 1540. Vou jogar de novo!

Por 2 vezes jogo as 3 Fases do Game. O processo se repete! Acerto o cabecear, chutes e bicicletas! Apenas clicando o botão do mouse! A cada erro ou deslize aparece automaticamente o score e a cada sequência os únicos 3 quadros informativos resurgem!
Bem ... não vi diversão no Game! Vi informações sobre a História do Campeonato Carioca, mas não vi Notícias!

Acredito que o conceito de “informação com entretenimento” não foi de todo explorado! Será que as telas informativas são trocadas/atualizadas ao longo do Campeonato?

Por outro lado, será que as Notícias sobre o Campeonato Carioca fazem parte do contexto da Página, ou seja, há o Game e de forma periférica há as Notícias – ou é o contrário? O Game é que está na periferia? Creio que sim!

Acredito que uma criança de 7 anos, que já vive alguns anos o universo de games free, online, não ficaria neste Game – Desafio Carioca – mais do que alguns poucos minutos. Creio que depois de 3 ou 5 “repetições”, no máximo, não mais avaliaria o Game como atrativo!

Por quê? De início, creio que o Game não possibilita o estado de fluxo! A cada momento este é interrompido! A cada instante surgem telas com conteúdo repetido! O Game não possibilita a percepção ou a sensação de certa autonomia (possibilidade de outros percursos, desafios etc.) por parte do jogador. Etc. etc. etc.

Já o sentido de diversão é algo bem particular, não? Qual seria a diversão propiciada pelo Game em tela? Talvez para crianças pequenas, que estão iniciando o contato com o digital, com o computador, com o mouse e que também estejam iniciando a construção da lógica e do domínio do tempo e espaço digital, ou seja, aprender a hora certa de apertar o botão do mouse, o Game possa ser interessante e divertido! Mas não creio (salvo equívoco meu) que estas crianças já estejam alfabetizadas ou que tenham interesse pela História do Futebol Carioca!

É isto! E vocês? Como vivenciam o Game Desafio Carioca?

Jacks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário